A reforma luterana foi promovida por Lutero, fundador da primeira igreja protestante. Lutero discordava das diretrizes da igreja católica, como a venda de indulgencias, de relíquias, corrupção no clero, a compra de cargos etc.
Lutero não queria cria uma nova religião queria apenas mudar a igreja católica. Os comerciantes uniram a Lutero, pois a igreja condenava o comercio e o lucro sem quere Lutero formou uma religião como o Anglicanismo. Ele concordava com o Santo Agustiliano somente a fé salvava. Na Igreja Luterana não havia santos e foi ele que traduziu a bíblia do latim para a língua deles.
Lutero não acreditava na figura de Maria e um dos erros de Lutero foi chamar os camponeses de demônios por saquear a igreja católica.
O Anglicanismo foi fundado na Inglaterra pelo rei Henrique ele era casado com uma mulher exterio e precisava de um herdeiro. O papa não permitindo o divórcio fez com que Henrique funda se uma igreja chamada de Anglicanismo e casasse outra vez, resolveu mandar o papa em borá, tornando se a autoridade máxima, podendo divorciar se e casar se novamente.
Equipe: Pedro Henrique, Gleide, Rosimar, Edinilza, Ricardo, Marilene, Marluce, Samuel.
“ESTE TEXTO FOI POSTADO PELOS OS ALUNOS DO SEGUNDO ANO “B””
terça-feira, 23 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
LEIAM E REFLITAM É SOBRE O ASSUNTO ABSOLUTISMO MUITO LEGAL...
Em 22 de junho de 1527, morre Nicolau Maquiavel. O escritor florentino, autor do livro O Príncipe, afirmava que o rei deveria ter A ASTUCIA DA RAPOSA E A CORAGEM DO LEÃO E SER DISSIMULADO, SE A SEGURANÇÃO DO ESTADO EXIGISSE. O SOBERANO PRECISA TODA A AMEAÇA, PREFERINDO SER TEMIDO DO QUE AMADO.
NICOLAU MAQUIAVEL, UM DOS MAIS CONHECIDOS FILÓSOFOS POLÍTICOS DE TODOS OS TEMPOS, SE TORNOU FAMOSO POR DEFENDER A VISÃO DE QUE UM GOVERNANTE, SE NECESSÁRIO, DEVERIA SER CRUEL E FRAUDULENTO PARA OBTER E MANTER O PODER. SEUS CRÍTICOS O DENUNCIAM COMO UM HOMEM QUE FOI DESPROVIDO DE MORALIDADE, PORÉM, SEUS ADMIRADORES AFIRMAM QUE ELE FOI UM DOS ÚNICOS REALISTAS QUE VERDADEIRAMENTE ENTENDIAM O MUNDO POLÍTICO E QUE TEVE A CORAGEM DE DESCREVÊ-LO COMO ELE REALMENTE É. Em todo caso, séculos após terem sido publicados, os trabalhos de Maquiavel continuam sendo lidos e analisados por estudantes de filosofia, história e política.
Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469. Seu pai era advogado e membro de uma proeminente família italiana. Na época, no ápice do Renascimento, a Itália estava dividida em pequenos principados, enquanto outros países como Espanha, Inglaterra e França eram nações unificadas. Não surpreende que naquele momento a Itália estivesse politicamente e militarmente fraca, apesar de seus grandes alcances culturais.
Durante a juventude de Maquiavel, Florença era governada pelo famoso Lorenzo Medici, o Magnífico. Em 1492, Medici morreu e sua família foi expulsa de Florença, que se tornou uma república em 1498. Aos 29 anos de idade, Maquiavel conquistou um alto cargo na administração civil da república. Ao longo dos quatorze anos seguintes, ele participou de diversas missões diplomáticas, tendo viajado pela França, Alemanha e pelo interior da Itália.
Em 1502, Maquiavel se casou com Marieta Corsini, com quem teve quatro filhos e duas filhas. Em 1510, inspirado por sua leitura sobre a história romana, organizou uma milícia civil da República de Florença. Todavia, em agosto de 1512, um exército espanhol entrou na Toscana e saqueou Prato. Aterrorizados, os florentinos depuseram seu governante, Pier Soderini, a quem Maquiavel havia caracterizado como “bom, porém fraco”, e permitiram a volta da família Medici ao poder.
Em 7 de novembro do mesmo ano, pouco após os Medici assumirem novamente o poder, Maquiavel foi demitido de seu cargo, e no ano seguinte, foi preso por ter supostamente colaborado contra a família Medici. Ele foi torturado, mas ainda assim insistiu ser inocente. Foi libertado naquele mesmo ano, e a partir de então, se isolou, vivendo em uma pequena propriedade em San Casciano, próximo a Florença. Sem perspectivas de conseguir uma nomeação para o novo governo, Maquiavel se dedicou a escrever livros.
Durante os 14 anos seguintes, Maquiavel escreveu diversos livros. Sua obra mais famosa foi “O Príncipe” (1513). Também escreveu “A Arte da Guerra” e “História de Florença”. Mas seu mais brilhante e conhecido trabalho é, sem dúvida, “O Príncipe”.
caros alunos as reflexãoes terão o praso de 7 dias para responde-las.bom trabalho.
a nossa 1ª reflexão é sobre:
Qual é a contribuição do Brasil para a consolidação do regime absolutista portugues?
LEIAM ....E REFLITAM....
Absolutismo é uma teoria política que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve obter um poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso ou eleitoral.
Em Portugal, o absolutismo passou por várias fases do desenvolvimento num sentido crescente do aumento de autoridade e concentração do poder nas mãos dos reis, atingindo o seu auge no reinado de João V.
Contudo, não se pode determinar com muita precisão o período em que a monarquia portuguesa já se encontra estruturada em bases absolutistas. Essa questão é difícil de datar porque as raízes do poder monárquico foram se desenvolvendo aos poucos, em várias estruturas e crescendo ao longo de três séculos.
Outrora, devemos entender o regime absolutista português como um processo de longa duração, e ao decorrer de toda a Época Moderna, colheu frutos do prestígio que tinha em seu território.
REFLEXÃO
"Qual é a contribuição do Brasil para a consolidação do regime absolutista portugues?
Postar um comentário