Martinho Lutero em 1517 rompeu-se com a igreja católica, o motivo foi a população de 95 teses que condenava energeticamente a venda de indulgências. O Papa Leão x indignado com a tamanha audácia excomungou-o, o resultado foi o apoio dos príncipes alemães a Lutero que se refugiou junto a eles. Nascia uma religião preocupada com a livre interpretação da Bíblia, único livro sagrado que devia ser acessivo a todos, por isso ele a traduziu para Alemão. Para Lutero só a fé seria capaz de levara alguém para a salvação da sua alma.
João Calvino ouviu falar muito da igreja Luterana, e ele queria conhecer Lutero, acabaram se conhecendo e João Calvino fundou a igreja Calvinista na Suíça, e o motivo de fundar a nova igreja era para acabar com o poder da igreja católica, e fortalecer a Burguesia na Suíça e exercer o comércio sem ser pecado.
Na Inglaterra morava o rei Henrique VIII, ele era casado com a sua cunhada, teve uma filha, mas ela não poderia assumir seu trono, por isso ele queria se separar. Ele pediu para o Papa a separação, mas o Papa disse que o divorcio não é aceito na igreja católica. A Inglaterra separou-se da igreja Católica, Henrique VIII fundou uma nova igreja Anglicana e ficou sendo o rei e o Papa da sua própria igreja.
Equipe: Aneli, Eliana, Elenide, Edilza, Érica, Nicelma, Rosana e Patrícia.
“ESTE TEXTO FOI POSTADO PELO OS ALUNOS DO 2º ANO “B””
terça-feira, 23 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário